quinta-feira, 21 de outubro de 2010

'- Drenagem Linfática...

Drenagem Linfática 



O QUE É:
A drenagem linfática é um método de massagem altamente especializado, realizado com pressões suaves, lentas, intermitentes e relaxantes, que seguem o trajeto do sistema linfático, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos. Ela drena os líquidos acumulados, melhorando a circulação e a oxigenação dos tecidos.
As manobras de drenagem linfática exercem influência sobre algumas estruturas e funções biológicas, direta e indiretamente, tais como:

- Estimula a contração da musculatura lisa dos vasos linfáticos;
- Aumenta a velocidade de transporte da linfa;
- Aumenta a capacidade de processamento da linfa no interior dos gânglios linfáticos;
- Melhoram as condições de absorção intestinal;
- Melhora a atuação do sistema nervoso vegetativo;
- Aumenta a captação de oxigênio pelos tecidos;
- Fornece a nutrição celular pelo maior aporte sangüíneo;
- Fornece a eliminação dos produtos finais resultantes do metabolismo tecidual;
- Aumenta a absorção dos nutrientes e princípios ativos através do trato digestivo;
- Aumenta a quantidade de líquidos a serem eliminados.

Em conseqüência de todos estes fenômenos temos:
- Aumento do grau de hidratação e nutrição da célula;
- Aumento da velocidade de cicatrização de ferimentos pelo aumento da vascularização arterial e venosa
- Aumento da capacidade de absorção de hematomas e equimoses;
- Melhora do retorno de sensibilidade em cirurgias plásticas;
- Diminuição de retenção de líquido nos tecidos prevenindo a formação de celulite;
- Produz relaxamento.

PRINCIPAIS INDICAÇÕES:
- Inchaço (linfedema);
- Celulite;
- Inchaço de braço posterior a mastectomia;
- Edema pós-operatório e pós-traumáticos;
- Problemas circulatórios;
- Pós-cirurgia plástica;
- Sinusite, rinite e otite;
- Enxertos;
- Varizes e pernas cansadas;
- Inchaço da gravidez;
- Síndrome pré-menstrual;
- Enxaquecas;
- Artrose, artrite e gota, tendinite;
- Envelhecimento cutâneo;
- Intestino preguiçoso (constipação intestinal)

COMO É REALIZADO:
Com movimentos leves, rítmicos e unidirecionais com ou sem a utilização de cremes deslizantes.

DURAÇÃO DO PROCEDIMENTO:
Cerca de 50 minutos

TEMPO DE RECUPERAÇÃO:
Imediato. A drenagem linfática manual não causa dor ou hematomas, fazendo com que a rotina do paciente não seja alterada.

CONTRA-INDICAÇÕES:
- Trombose venosa profunda, tromboflebites, erisipela;
- Infecção aguda;
- Neoplasias malignas e diagnosticadas em atividade;
- Insuficiência cardíaca congestiva (descompensada);
- Arteriosclerose em processo avançado;

DURAÇÃO DO TRATAMENTO:
O número de sessões varia de caso a caso, mas em média, são necessárias de 10 a 20 sessões, 2 a 3 vezes por semana. 


(Fisioterapeuta Essencialli - Daiane Peçanha.)

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

'- Tendência para os cabelos na Primavera - verão!!!!

Cenário para a temporada Primavera-Verão

Para mudança de estação as cabeleiras merecem uma cor nova. A estação vem trazendo mudanças praticas e sutis, conta a cabeleireira Flávia Almeida que dá as dicas e mostra a cor que vai fazer sua cabeça nos dias mais quentes do ano.

As próximas estações pedem cores quentes que vão dos dourados, aos acobreados e marrons dourado. As mechas vêm na versão desestruturadas, daquelas que não ficam marcadas. Serão finas, mas ainda veremos pontas mais claras como no reflexo californiano,porem com contrastes mais próximo da raiz. 

O vermelho quase não aparecerá, e a substituição vira nos cobres que devem ser explorados pelas bem branquinhas.

 Os Loiros virão numa versão menos fake, com raízes menos escuras e tons dourados bem claro.Sendo personificado pelas atrizes Cameron Dias ,Sarah Jéssica Parker e Blake Lively. 

Para as apucaranenses que tem pavor de dourado a proposta é mechas numa tonalidade Lady Gaga sobre a base de um louro bege. Mas é sempre bom lembrar que a manutenção para os loiros mais claros deve ser feita a cada 15 dias.

E para as que não abrem mão de ser morena temos o Marrom Nude, que nada mais é do que um marrom natural esbanjando sofisticação e deixando os castanhos básicos pra trás. O visual de Claudia Raia, a Jaqueline de Ti-ti-ti, traz um bom exemplo de cor e corte para estação.

As coleções de Alfaparf  vêem com Louro Natural profundo e Castanhos com efeito violeta. Matrix e Loreal evidenciam os tons de Marrom e Loiros Naturais levemente dourados. Mas para ter a cor perfeita para os seus fios é sempre importante conversar antes com a colorista que cuidara de suas madeixas, é necessário combinar a cor da pele,o corte e a cor do cabelo. E nunca esquecer dos cuidados básicos de Hidratação e uso de bons produtos diários,finaliza a profissional



terça-feira, 19 de outubro de 2010

Dicas para cabelos oleosos!

O Excesso de Oleosidade nos cabelos ocorre quando as glândulas sebáceas produzem uma quantidade de oleosidade maior do que a necessária. Este problema pode ainda ser piorado devido a alterações hormonais ou estresse. Procure manter os cabelos sempre soltos, evitando o uso de boinas, lenços, toucas ou chapéus que possam impedir a ventilação do couro cabeludo. Dicas para evitar a oleosidade:

-Lave pentes e escovas com água quente e shampoo regularmente;


-Evite lavar com água quente, e com shampoo com formula 2 em 1;


-Não lave todos os dias,quanto mais você tirar o óleo,mais o corpo produzira.


-Use produtos específicos para cabelos oleosos, e se tiver pontas secas condicionadores para cabelos ressecados somente nas pontas.


-Não direcione o secador ao couro cabeludo.


-Não massageie o couro cabeludo com freqüência para não ativar a produção de óleo.


-Aplicação de Peeling Capilar Semanal.


-Evite alimentos gordurosos e bebida alcoólica.


-Beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras.

Flávia Almeira. ( cabelereira da Clínica Essencialli).

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Saiba um pouco mais sobre seus cabelos...

Saiba um pouco mais sobre seus cabelos...

O ser humano quando possui um cabeleira sadia possui cerca de 100.000 fios de cabelo.Normalmente esses fios crescem 1cm por mês. Mais rápido no verão que no inverno, e durante o dia que a noite.Isto devido a atividade celular ser mais intensa neste períodos. Um fio de cabelo pode durar ate 8 anos na cabeça,porem o mais comum é de 4 a 6 anos. Também  pode nascer no mesmo local(folículo) por cerca de 20 vezes.
Apesar de crescerem os fios de cabelo são matéria orgânica morta, ou seja, são células mortas que contem queratina contudo na base do folículo piloso (raiz) estão em plena atividade. Pois é através destas papilas que se da o crescimento do fio.
Ainda com relação a morfologia do cabelo imagine um lápis como um fio de cabelo. Sabe se que o fio é composto pela medula (Grafite),o Córtex (Madeira) onde se da a pigmentação ou coloração dos cabelos. E a cutícula (pintura) que respondem pela proteção interna dos agressores externos.
Mesmo os cabelos tendo uma estrutura resistente, eles merecem proteção especial por parte de cada pessoa. Agressores como o sol, água clorada e marinha, vento poeira, colorações e tantas outras podem danificar o fio. Desequilíbrios internos causados por Stress,dietas,depressão e outros também podem ocasionar enfraquecimento dos cabelos, deixa-los muito secos,ou hiper oleosos,queda excessiva...

Principais causas da queda...

Não são só homens  podem ficar calvos,cerca de 70 % das mulheres em uma determinada época da vida passam por período grave de queda. Embora a calvície ainda seja predominantemente masculina. É estimado que  5% das mulheres sofram deste mal. A calvície é causada por envelhecimento precoce do couro cabeludo. Caracterizada pelo diminuição do tamanho e  espessura dos fios. Este problema se da quando uma enzima chamada 5- alpha redutase se associa a testosterona  ocasionando a produção excessiva de dihidrotestotesrona, que agindo na base do pelo reverte o crescimento do mesmo. Mas outros fatores precipitam a derrubada dos fios,como:

Alterações Hormonais: Devido a pílulas, Gravidez, menopausa, cistos, miomas...

Estresse Periódico: Quando se ha decorridos meses de desgaste emocional, ou físico.

Excesso de Oleosidade: Traz como conseqüência a Seborréia e a Dermatite Seborreica.

Alimentação Deficiente: Se caracteriza por regimes para emagrecer ou alimentação incorreta.

Tricotilomania: O Habito de Puxar ou arranca-los

Infecções ou Inflamações: Sobretudo as dentarias e Ginecológicas, também sífilis, depressão, hipo ou hipertiroidismo.

Medicamentos ou drogas: Pode se apresentar como Efeito Colateral.

A Boa noticia pra quem sofre destes males é que hoje é possível recorrer a alguns tratamentos que podem melhorar ou cura-los Entre eles estão:

Peeling Capilar é uma técnica que consiste em higienizar a fundo o couro cabeludo, amolecendo e eliminando as bactérias formadoras de impurezas que impedem a passagem do fio para fora. A fórmula abre o folículo e trata o fio que nasce, fortalecendo-o plenamente. O tempo gasto no tratamento varia em cada caso. Para quedas, é necessário um período mínimo de 3 meses para se obter algum resultado e, no combate à queda, oleosidade e seborréia, em até 3 semanas já se notam resultados satisfatórios.  Não tem contra-indicações e pode ser aplicado em crianças, adultos, gestantes ou idosos que queiram controlar a queda dos cabelos.

              
Eletroterapia: É um aparelho que trabalha com correntes alternadas de alta freqüência Aumenta  a oxigenação celular ,retarda o envelhecimento das células, bactericida, anti-séptico, relaxante muscular superficial, Aumenta a circulação e reduz os males da Seborréia, Psoriase. Contra Indicações: Marca-passo, Gestantes a partir do 4º mês, Implante metálico local, Zonas hemorrágicas, Distúrbios de sensibilidade, Cosmeticos Inflamáveis.

Coquetel de Vitaminas: É aplicado um coquetel de Ampolas especificas para aumentar e fortalecer os cabelos. Combate a Caspa, Queda e Seborréia. Alguns dos componentes são Placenta Animal, Vitamina E, Colágeno e Hidrolisados de Proteínas que Nutrem Revigoram e Estimulam as Glândulas Sebáceas Melhorando as Impurezas do Couro Cabeludo, inclusive a Caspa e a Seborréia. Devido a alta concentração de aminoácidos e vitaminas combate a alopecia (queda de cabelos)
Para escolher qual tratamento é o mais indicado é feito um check-up com um analisador capilar que aumenta o fio em 250 vezes para ver com precisão o procedimento correto para seu couro cabeludo e haste.
Estes tratamentos vão além da eficácia comprovada dos males do couro cabeludo, pois recuperam a auto-estima das pessoas que lutam contra os inconvenientes causados pelas doenças capilares.